A Amazon informou na passada sexta-feira (1) que assinou um contracto com a SpaceX para o lançamento de três satélites Kuiper, em um acordo que prevê o uso do foguete Falcon 9 em meados de 2025.
Em uma nota, a Amazon destacou que busca ter capacidade adicional para complementar os demais contractos de lançamento vigentes. A Amazon assegura que continuará com os negócios firmados com Arianespace, Blue Origin e United Launch Alliance, empresas aeroespaciais que ainda ficarão responsáveis pela maior parte dos lançamentos dos satélites da constelação de baixa órbita terrestre.
“Os lançamentos adicionais com a SpaceX oferecem ainda mais capacidade para apoiar o nosso cronograma de implantação”, referiu a Amazon, em comunicado.
A companhia continurá a investir na fabricação de satélites. A previsão é de que a produção em larga escala tenha início no primeiro semestre do próximo ano. Apesar da parceria, a Amazon deverá ser uma concorrente da SpaceX no mercado de conexão via satélite, uma vez que a SpaceX é responsável pela constelação Starlink que também opera na órbita baixa da Terra.
“Esperamos ter satélites suficientes implantados em órbita para iniciar os primeiros projectos pilotos para clientes no segundo semestre de 2024”, indica a Amazon.
O Projecto Kuiper visa criar uma rede de banda larga via satélite formada por 3.236 equipamentos. A iniciativa foi projectada para acomodar diversos fornecedores e veículos de lançamento. Em Outubro, a Amazon lançou dois protótipos ao espaço, em uma missão denominada Protoflight, que alcançou uma taxa de sucesso de 100% nos seus testes de validação.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!