Angola Cables entre os membros do novo órgão consultivo da UIT para resiliência  de cabos submarinos

Angola Cables entre os membros do novo órgão consultivo da UIT para resiliência  de cabos submarinos
O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social indicou o membro do Conselho Executivo da Angola Cables, Rui Faria, para o “Órgão Consultivo Internacional para Resiliência de Cabos Submarinos“, organismo criado recentemente pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) em coordenação com a Agência das Nações Unidas para Tecnologias Digitais e o Comité Internacional de Protecção de Cabos (ICPC).
 
O também director comercial da Angola Cables torna-se desta forma num dos 40 especialistas que trabalharão juntamente com ministros, reguladores e peritos técnicos do sector, para reforçar a segurança, redundância e protecção das redes de cabos submarinos.
 
Em comunicado emitido pela multinacional, Rui Faria afirma que com o aumento da instalação de novos cabos num contexto de instabilidade geopolítica crescente, há a necessidade de esforços conjuntos para mitigar riscos acidentais e ameaças existenciais que comprometam as redes globais. “Isso torna o papel deste 
conselho multilateral ainda mais crucial”.
 
“A consulta, cooperação e colaboração entre governos, indústria e comunidades técnicas e científicas são fundamentais para garantir a implementação de medidas que salvaguarde, a integridade dos corredores de dados submarinos – o backbone da economia digital global”, reforçou.
 
A multinacional angolana destaca que a nomeação de Rui Faria, que conta com mais de 30 anos de experiência no sector de cabos submarinos em África, reforça o papel da Angola Cables no sector e reflecte os esforços do governo angolano para diversificar a economia e modernizar as infra-estruturas de telecomunicações do país.
 
O referido órgão é presidido pelo ministro das Comunicações, Inovação e Economia Digital da Nigéria, Bosun Tijani, e pela presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Comunicações de Portugal (ANACOM), Sandra Maximiano.
 
O grupo se reunirá pelo menos duas vezes por ano, com a primeira reunião virtual agendada para este mês. A primeira reunião física, por seu lado, deverá ocorrer durante a “Cúpula Inaugural de Resiliência de Cabos Submarinos” a ter lugar na Nigéria, em Fevereiro de 2025.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media