Os realizadores do Angola Innovation Summit, um dos principais eventos sobre inovação e tecnologia voltado aos países africanos de língua oficial portuguesa, assinaram nesta sexta-feira (27) um acordo de cooperação com a plataforma de empreendedorismo 928 Challenge, responsável pela organização de competições anuais entre startups e empresas da China e países lusófonos.
Segundo José Bucassa, dirigente do Angola Innovation Summit, este acordo permitirá juntar os interesses das duas plataformas dedicadas ao fomento da tecnologia e inovação, para impulsionar ainda mais as criações em todo espaço lusófono.
“[O acordo] permite obter sinergias, pois ambas as iniciativas têm o mesmo objectivo, que é promover os ecossistemas de empreendedorismo e startups da lusofonia, particularmente a lusofonia africana”, disse José Bucassa, citado pelo diário macaense Hoje Macau.
José Bucassa explicou ainda que com esta parceria, as startups angolanas vencedoras dos “Prémios Innovation Awards” terão a oportunidade de uma entrada directa para o grupo de oito equipas do 928 Challenge. Segundo o representante, esta é “uma oportunidade para que as startups angolanas estejam expostas e mais próximas dos outros mercados, nos quais podem identificar e estabelecer parcerias e, quiçá, captar investimentos”.
O 928 Challenge é organizado pelo Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, em parceria com várias universidades de Macau e da Grande Baía, bem como da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.