De acordo com os dados mais recentes do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), o país atingiu até o 3º trimestre de 2022 um total de 22.127.840 subscritores de rede móvel celular, um aumento de 2.743.144 subscritores em comparação com o 2º trimestre do mesmo ano, em que o país contava com 19.384.696 subscritores de rede móvel celular.
O número total resulta da combinação dos números relativos aos subscritores de rede móvel pós-pago e pré-pago que, no período em análise, segundo o INACOM, passaram a contar com 173.900 subscritores e 21.956.907 subscritores, respectivamente.
Quotas de subscrição de telefonia móvel, telefonia fixa, TV por assinatura e Internet
Telefonia móvel
Relactivamente às quotas de subscrição, os dados do INACOM revelam que a Unitel mantém a liderança no que a subscrição de telefonia móvel diz respeito, com uma percentagem de 73% de domínio sob o mercado. A Africell segue com 21%, muito à frente da Movicel que concentra 6% dos subscritores de telefonia móvel do país.
Créditos: INACOM
Telefonia fixa
A repartição das quotas relativas às subscrições de telefonia fixa surgem menos desequilibradas, com a Angola Telecom a dominar o mercado com 36% do total dos subscritores, à frente da TV Cabo que surge com 34%. Por sua vez, a MS Telcom conta agora 29% dos subscritores do mercado e a Startel surge com 1% da fatia.
Créditos: INACOM
TV por assinatura
No capítulo das subscrições de TV por assinatura, a ZAP Satélites continua a liderar por uma larga margem, contando agora com 66% dos subscritores totais do mercado, muito à frente da DSTV que conta com 27% dos subscritores e da ZAP FIBRA e TV Cabo, que concentram actualmente 4% e 3% do mercado, respectivamente.
Créditos: INACOM
Créditos: INACOM
Internet
O número de subscritores de Internet no país passou de 8.936.093, no segundo trimestre de 2022, para 9.595.501 no terceiro trimestre do mesmo ano, representando um aumento de 659.408 subscritores.
Destes, 73% pertencem à Unitel, que lidera o mercado, seguida pela Africell que detém 13% dos subscritores. O percentual restante é distribuído entre as provedoras Angola Online, que concentra 7% do mercado, Movicel que conta com 6% e as provedoras ZAP e TV Cabo que surgem com 1% de subscritores cada uma.
Créditos: INACOM
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