Banner-para-so-site-COMPLLEXUS

Angola sobe uma posição no ranking mundial da Internet fixa

Angola sobe uma posição no ranking mundial da Internet fixa

Um novo retrato global da conectividade coloca os países do Golfo no topo do mundo da Internet móvel e revela os desafios estruturais que mantêm Angola e outras nações africanas nas posições mais baixas da banda larga fixa.

Os dados da Speedtest Global Indice, compilados a partir de relatórios de desempenho de rede, mostram duas realidades distintas: a da vanguarda tecnológica, com velocidades a rondar os 700 Mbps, e a da luta por conectividade básica, com médias que não chegam aos 25 Mbps.

No pódio da Internet móvel, que analisou 105 países, a hegemonia é do Golfo Pérsico. Os Emirados Árabes Unidos lideram de forma esmagadora, com uma velocidade média de download de 691,76 Mbps, seguidos pelo Qatar (573,57 Mbps) e pelo Kuwait (415,67 Mbps).

O top 10 é completado pelo Bahrein, Bulgária, Brasil, Coreia do Sul, Brunei, Arábia Saudita e Singapura, com velocidades todas acima dos 190 Mbps. De notar que Angola não foi incluída neste universo de 105 países analisados para o ranking móvel, ficando fora da comparação direta nesta categoria.

Banner – Home – Topo Conteúdo

Já no cenário da banda larga fixa, que avaliou 156 nações, a geografia da excelência é mais diversificada. Singapura assume a liderança com 410,06 Mbps, destacando-se como um hub digital global. Seguem-se os Emirados Árabes Unidos (382,35 Mbps), confirmando a sua aposta estratégica em todas as frentes de conectividade, e a França (349,25 Mbps), representante europeia.

A lista das dez primeiras inclui ainda o Chile, Hong Kong, Islândia, Macau, Estados Unidos, Vietname e Suíça, todas com velocidades superiores a 280 Mbps.

É no extremo oposto desta tabela da Internet fixa que encontramos a realidade angolana e de vários dos seus parceiros continentais. Angola posiciona-se no 136º lugar, entre 156, com uma velocidade média de 23,27 Mbps.

Imediatamente abaixo de Angola, um grupo de nações africanas partilha os constrangimentos do acesso a uma Internet fixa de qualidade. O Iémen (140º), o Senegal (139º), a Tanzânia (138º) e a Tunísia (145º) apresentam velocidades que variam entre os 18 e os 21 Mbps.

Banner – Home – Topo Conteúdo

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media