54
Está oficialmente lançada a 5ª edição do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC), marcado para os dias 12, 13 e 14 de Junho de 2025, no Hotel de Convenções de Talatona, em Luanda.
Durante a cerimónia de lançamento, realizada hoje numas das unidades hoteleiras da capital, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, anunciou que o evento decorrerá sob o lema “50 anos a Comunicar, a Modernizar e a Desenvolver Angola”.
O MINTTICS pretende assim que o ANGOTIC 2025 seja um momento de celebração da trajectória do sector das telecomunicações, tecnologias de informação e comunicação em Angola, “uma trajectória que segue a tradição das formas de comunicação à longa distância, usadas pelos nossos ancestrais e que regista marcos de elevadíssima importância histórica”.
Contudo, além do lema do evento em si, o ministro afirmou que foram escolhidos temas que, em conjunto, vão permitir uma abordagem transversal, reflectindo as tendências actuais de desenvolvimento das TIC. Assim, para edição 2025, os temas do ANGOTIC estarão centrados na Conectividade, Inteligência Artificial, DNA Digital, Cibersegurança e Criar Confiança nas Empresas.
O tema Conectividade vai explorar como a modernização das telecomunicações, os avanços nas redes estão a revolucionar a conectividade e a transformar o envolvimento do cliente. Os participantes terão a oportunidade de se actualizarem sobre como os serviços da próxima geração e tecnologias emergentes estão a moldar um futuro digital conectado.
Com o tema Inteligência Artificial, pretende-se promover a reflexão
sobre o impacto desta tecnologia no mundo e em África. Segundo o MINTTICS, as discussões vão também se focar na forma como a IA pode impulsionar novas oportunidades de inovação e crescimento em todos os sectores.
Relactivamente ao ADN Digital, pretende-se analisar a forma como esta tecnologia está a impulsionar a transformação sectorial e a alimentar o crescimento em áreas como agricultura, energia e indústria transformadora. Ao nível do tema Cibersegurança serão analisadas, entre outras, questões ligadas a vulnerabilidades das redes de comunicações.
A 4ª edição do ANGOTIC, realizada em Junho deste ano em Luanda, mobilizou mais de 10 mil participantes, mais de 60 empresas, mais de 100 startups e mais de 100 palestrantes. O ministério espera que em 2025 os números possam ser significativamente superiores, dada a robustez do programa, as inovações e a transversalidade das celebrações dos 50 anos de independência nacional.