ANGOTIC 2024 encerra com recorde de participação de startups

ANGOTIC 2024 encerra com recorde de participação de startups
Encerrou hoje, em Luanda, a 4ª edição do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC), que teve início nesta quinta-feira (13). A edição fica marcada por uma presença massiva de startups, sendo 128 projectos no total, o que segundo o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, que falava na sessão de encerramento do evento, reflecte a “vivacidade e a resiliência da juventude” angolana.
 
“Tivemos a presença de 128 startups, o que é um marco significativo. Esse número para nós é de extrema importância, porque mostra-nos a vivacidade e a resiliência da nossa juventude que muito quer fazer para o desenvolvimento do nosso país”, disse.
 
Mário Oliveira avançou também que ao longo dos três dias foram cadastradas 100 empresas e, no mesmo período, 53 empreendedores puderam registar, cadastrar e certificar as suas empresas junto dos centros de atendimento voltados ao empreendedorismo juvenil disponíveis no recinto do evento. Por outro lado, foram também recebidas 132 solicitações de micro-créditos por parte destas empresas, tendo sido aprovados 100 pedidos num total de 2.500.000 kwanzas.
 
“Estou a ressaltar com grande ênfase esta questão exactamente para dizer que Angola tem futuro. Exactamente para apelar aos nossos empresários e as nossas empresas aqui presentes, para que apostem nos nossos jovens, apostem nessas ideias, apostem no empreendedorismo juvenil, porque Angola tem futuro”, observou.
 
O ministro reiterou que a digitalização é um aspecto muito  importante para o desenvolvimento da economia angolana, sublinhando que “juntos caminharemos” para aquilo que é um dos grandes objectivos de país que é a transformação digital da economia nacional. Mário Oliveira referiu ainda que a 4ª edição do ANGOTIC contou com 48 temas desenvolvidos por 112 prelectores, dos quais 76 prelectores estrangeiros e 36 nacionais. 
 
A cerimónia de encerramento foi testemunhada pelo ministro de Estado para a  Coordenação Económica, José Massano, pelo PCA do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), Joaquim Muhongo, pelo administrador da Agência de Protecção de Dados, Paulo Pedro, entre outras entidades.
 
O ANGOTIC é realizado e promovido pelo Governo de Angola, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social. O evento visa promover o debate sobre temas actuais, globais e futuros relacionados às TIC, promover a partilha de conhecimentos, facilitar o networking para entidades governamentais, expositores e especialistas, bem como apresentar as inovações e as tendências tecnológicas.

Partilhar artigo:

Dominio
NetspaceBanner

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media