AOPF junta operadores de rede para analisar o quadro da partilha de tráfego em Angola

AOPF junta operadores de rede para analisar o quadro da partilha de tráfego em Angola

Decorreu na última semana, em Luanda, a 4ª edição do Angola Peering Forum (AOPF, na sigla inglesa), um evento onde profissionais das telecomunicações e provedores de serviços de internet partilham experiências e conhecimentos sobre o sector, para garantir uma maior união técnica a nível das empresas de telecomunicações, dando uma especial atenção à questão da internet em todo território nacional, de modo a estimular cada vez mais o tráfego local.

De acordo com o presidente da Associação Angolana de Internet (AAI), Sílvio Almada, que falava na sessão de abertura do evento, a partilha é fundamental ao sector e o AOPF, sublinha, serve de espaço aberto para a troca de experiência entre os operadores, contribuindo para o enriquecimento do capital humano nacional no que a internet e as redes dizem respeito e viabilizando, igualmente, o desenvolvimento do ecossistema de internet no país.

A edição de 2022, que decorreu de 8 a 9 de Dezembro, representa o retorno aos eventos presenciais, isto após dois anos de interrupção (2020 e 2021), devido às limitações impostas pela Covid-19, o que obrigou a realização do evento no formato virtual. Ao Portal de T.I, o presidente da AOPF, Darwin Costa, considerou o reencontro como “necessário e importante”, para a partilha de experiências entre os profissionais.

“Acho que para nós, engenheiros de rede, é necessário. Porque, a palavra de ordem aqui é o peering, que é a troca de tráfego entre redes, mas também fazemos muito networking entre profissionais e partilhamos conhecimentos e experiências de regiões, para podermos implementar boas práticas no nosso país, portanto estamos todos muito felizes com o regresso dos eventos presenciais”, disse.

Banner site PTI 729 X 90px_
new_cognito

A 4ª edição ficou marcada pelo anúncio público da abertura das candidaturas para a entrada de novos membros no comité do programa da organização. O objectivo, segundo Darwin Costa, é garantir a rotatividade dos membros que, de forma voluntária, contribuem para o crescimento e desenvolvimento do AOPF.

“Temos de refrescar e trocar a equipa existente, porque é necessário e porque as cadeiras não foram feitas para nos sentarmos nelas para sempre. Por isso, fizemos o anúncio a solicitar aos profissionais do sector para que, de forma voluntária, juntem-se a nós, para continuarem a dar a mesma energia ou mais energia do que o comité do programa tem vindo a dar até agora”, referiu.

O evento contou com a presença de vários especialistas nacionais e estrangeiros, dentre os quais Sílvio Almada (AAI), Darwin Costa (AOPF), Iris Correia (Grupo Paratus), Filipe Coelho (TV Cabo), Maximino Paca (AnyConnect) Crisóstomo Mbundu (Angola Cables), Uesley Corrêa (Telecom Entrenamientos) e Abdoul Santos, consultor de telecomunicações.

 

Banner site PTI 729 X 90px_
new_cognito

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media