Apple negocia com a Google a integração do Gemini no iPhone

Negociações entre Apple e Google podem trazer IA Gemini ao iPhone
A Apple está a negociar com a Google o licenciamento do chatbot Gemini para alguns recursos que chegarão ao iPhone este ano, avançou a Bloomberg nesta segunda-feira (18), citando fontes próximas ao assunto. 
 
De acordo com a Bloomberg, os termos do acordo ou a forma como este seria implementado ainda não foram decididos pelas partes.
 
A publicação refere que é improvável haver qualquer acordo anunciado entre as partes antes de Junho deste ano, o que pode indicar que a Apple tenciona divulgar a parceria no mesmo período em que deverá realizar a sua conferência anual de desenvolvedores, em Junho.
 
A empresa liderada por Tim Cook parece interessada em reunir o melhor que há actualmente em termos de modelos de linguagem natural. Pois, segundo a Bloomberg, a Apple também manteve conversas com os responsáveis da OpenAI, a dona do ChatGPT, sobre a integração das soluções desta última aos novos recursos do iPhone.
 
A ideia de uma fabricante de telemóveis integrar sistemas de IA desenvolvidos por terceiros não é nova no mercado. A Samsung, por exemplo, adoptou uma abordagem semelhante no início deste ano ao adicionar recursos de IA da Google aos seus telemóveis Galaxy S24, passando a chamá-los “Galaxy AI”.
 
Entretanto, no caso da Apple, esperava-se que soluções desta natureza fossem desenvolvidas pela própria empresa, considerando as declarações recentes do CEO da tecnológica, Tim Cook, segundo as quais a empresa “está a investir significativamente” em inteligência artificial generativa. A esta afirmação, dita durante a reunião anual com os accionistas da Apple, Tim Cook acrescentou que a tecnológica deverá apresentar, ainda este ano, algumas inovações neste sector.
 
Para já, as conversações mantidas com as duas empresas, por sinal as de maior destaque no cenário das ferramentas de inteligência artificial, ainda não foram abordadas publicamente pela Apple, pelo que mais desenvolvimentos neste sentido são esperados nos próximos dias.

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media