528
A Google lançou nesta quarta-feira (9) o Firebase Studio, um ambiente de desenvolvimento integrado baseado em nuvem e com tecnologia de IA, que permite criar aplicativos completos usando apenas prompts. O objectivo é simplificar o processo de criação, teste, implantação e execução de aplicativos.
A descrição da plataforma refere que foi criada a pensar nos desenvolvedores de todos os tipos, “seja para prototipar rapidamente recursos de IA usando linguagem natural ou para desenvolvedores experientes que buscam trazer sua própria pilha de tecnologia e aproveitar todo o poder da VM personalizável subjacente, o Firebase Studio tem tudo o que você precisa”.

Primeiras impressões do Firebase Studio – Créditos PTI
Pudemos testar brevemente algumas funcionalidades do estúdio para criar protótipos de sites e levamos apenas alguns segundos para obter a estrutura. Para tal, tivemos que descrever apenas a ideia em textos curtos, simples e amadores.
O que pode fazer com o Firebase Studio?
Uma maneira prática de começar no Firebase Studio é usar o agente de prototipagem. Ele permite aos desenvolvedores iniciarem projectos rapidamente, gerando protótipos funcionais de aplicativos da web através de: comandos textuais que explicam o funcionamento ou objectivo do aplicativo, imagens que representam ideias ou o design desejado do aplicativo e desenhos feitos à mão que indicam layouts ou as funcionalidades do aplicativo.
Para editar o seu aplicativo pode conversar com o Gemini directamente no Firebase Studio. Por exemplo, pode pedir ao Gemini para adicionar autenticação de utilizador, alterar o layout, melhorar a interface do utilizador, adicionar recursos ou modificar o fluxo de IA.
Se preferir, também pode acessar um espaço de trabalho de codificação em baseado em CodeOSS, que fornece assistência de código Gemini para conclusão de código, depuração, explicações e acesso total ao terminal e integrações com os serviços do Firebase.
Antes de finalizar, pode pré-visualizar o aspecto do seu protótipo num dispositivo gerando uma URL pública. Pode ainda gerar um código QR para carregar e testar instantaneamente uma pré-visualização do seu aplicativo no seu telemóvel ou outro dispositivo móvel.
Observe que o Firebase Studio está em fase de pré-lançamento, o que significa que o produto não está sujeito a Acordo de Nível de Serviço nem a políticas de descontinuação e pode mudar de maneira incompatível com versões anteriores. Saiba mais sobre o estúdio clicando aqui.