Ataque cibernético de ransomware atinge recorde mundial

Ransomware: valor de resgate atingiu cerca de 1,1 mil milhões de dólares em 2023

De acordo com o mais recente relatório da NCC Group, empresa especializada em cibersegurança e mitigação de riscos, o número de ataques de ransomware atingiu um valor recorde durante o último mês, tendo sido contabilizado um total de 459 vítimas. Esta estimativa é válida numa escala global, representando um crescimento de 91% em relação a Fevereiro e de 62% relativamente a Março de 2022.

Este aumento está associado à exploração de uma vulnerabilidade crítica encontrada no software de transferências de arquivos “GoAnywhere MFT”, observa o relatório, notando que os grupos de hackers Clop e LockBit 3.0 foram os que mais se aproveitaram da mesma para executarem os seus ataques, com um total de 129 (28%) e 97 (21%) vítimas, respectivamente.

Geograficamente, a América do Norte foi a região mais afectada, com 48% das vítimas, seguida pela Europa (28%) e a Ásia (13%). Quanto os sectores, o mais atingido foi o industrial, que sofreu cerca de 32% dos ataques. Seguem-se depois o habitacional, o de retalho, entretenimento e o sector tecnológico, que juntos somam 25% do total de vítimas.

O relatório recomenda às organizações que permaneçam vigilantes e mantenham as boas práticas de segurança, como fazer regularmente os backups dos dados e garantir que os seus sistemas e softwares estejam correctamente actualizados e protegidos.

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media