BNA: A plataforma online TROCAKWANZAS não está licenciada

BNA conclui implementação do Sistema de Pagamento em Tempo Real

O Banco Nacional de Angola (BNA), tomou conhecimento da existência de uma instituição financeira denominada “TROCAKWANZAS”, vocacionada para a prestação de serviços de pagamentos móveis, através de uma plataforma digital de intermediação de transferências, e denunciou a ilegalidade da mesma.

O Banco Nacional de Angola, em uma nota tornada pública, no seu website oficial, adverte que actividade desenvolvida sob a marca “TROCAKWANZAS”, através do website: https://www.trocakwanzas.com, não é prosseguida por nenhuma entidade habilitada a exercer, em Angola, qualquer actividade financeira sujeita à sua supervisão, nomeadamente, a prestação de serviços de pagamentos e de comércio de câmbios, que está reservada às entidades habilitadas e autorizadas a exercê-la, conforme o disposto na alínea g) do n.º 1 do artigo 7.º da Lei n.º 12/2015, de 17 de Junho – Lei de Bases das Instituições Financeiras, cuja lista pode ser consultada no website oficial do Banco Nacional de Angola: https://www.bna.ao.

Assim, considerando que a referida entidade não está licenciada pelo Banco Nacional de Angola para exercer quaisquer actividades no âmbito do sistema financeiro angolano, apelamos às instituições financeiras bancárias e ao público em geral para que se abstenham de estabelecer qualquer relação de negócio com a mesma, bem como aos seus promotores de se absterem de praticar qualquer acto passível de ser qualificado como contravenção especialmente grave, prevista e punível nos termos da Lei de Bases das Instituições Financeiras.

A informação surge em um momento em que o BNA procura parceiros para implementação de Mobile Money, com vista o aumento da inclusão financeira, sendo esta uma das acções prioritárias do Plano Estratégico do Banco Nacional de Angola.

new_cognito

Na tentativa de colher algumas informações (por parte do TROCAKWANZAS) que julgamos serem úteis, o Portal de T.I notou que o website e a conta oficial do Facebook da referida instituição encontram-se fora do ar, pelo menos até ao momento da publicação desta matéria.

Segundo a nota acima referenciada, a “TROCAKWANZAS” empresa vocacionada para a prestação de serviços de pagamentos móveis, através de uma plataforma digital de intermediação de transferências para Angola, Brasil, Estados Unidos e Europa, é ilegal.

Fonte: BNA

Partilhar artigo:

Tags:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media