732
O Banco Nacional de Angola (BNA) publicou na última semana a Directiva n.º 08/2025, que estabelece os critérios valorimétricos para a adesão e participação obrigatória das instituições financeiras no arranjo de pagamento KWiK.
De acordo com o documento, a adesão e participação obrigatória no KWiK deve obedecer a um dos seguintes critérios valorimétricos:
- Mil milhões de Kwanzas em valor médio mensal de moeda electrónica armazenada;
- Dez mil milhões de kwanzas em valor médio mensal transaccionado;
- Um milhão de contas em total de Contas de Clientes Activas.
O KWiK é um instrumento de pagamentos de Angola que permite enviar dinheiro e pagar num instante, a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, basta ter uma conta de pagamento KWiK em qualquer banco ou carteira móvel.
Em Janeiro último, a vice-governadora do Banco Nacional de Angola (BNA), Maria Juliana Pereira, informou que o arranjo contava com 29 participantes registados, com 13 dos quais tendo já beneficiado de pagamentos instantâneos num processo de cerca de um minuto.
A responsável, que falava durante a 121ª Reunião Ordinária do Comité de Política Monetária do BNA, afirmou que até aquele mês foram abertas 2 milhões de contas desde o lançamento do instrumento de pagamento, em Julho de 2023.
Na altura, Maria Juliana Pereira destacou também o potencial do KWiK para tornar mais ágil e acessível o processo de pagamentos e transferências de valores, destacando que o instrumento movimentou cerca de 18 mil milhões de kwanzas em Dezembro de 2024.