254
Na sequência das informações recentemente veiculadas em portais digitais, sobretudo nas redes sociais, com o título “BNA trabalha para a circulação do Kwanza na SADC”, o Banco Nacional de Angola (BNA) procedeu ao esclarecimento do assunto sublinhando que a integração do kwanza no sistema SADC – RTGS não envolve a circulação física da moeda nacional.
No seu informe, o BNA confirma que, no âmbito do protocolo de cooperação entre a instituição e o Banco da Namíbia, encontra-se em curso um trabalho entre as equipas técnicas dos dois bancos centrais, visando a melhoria do fluxo de pagamentos entre ambos os países, de modo que seja mais célere, seguro e menos oneroso, cujo impacto, perspectiva-se ver reflectido nas relações comerciais entre Angola e a Namíbia.
A nível do sistema de pagamentos, o BNA esclarece que uma das soluções previstas, inclui a integração do kwanza como moeda de liquidação e a participação do BNA no Sistema de Liquidação da SADC (SADC- RTGS), cujo processo, encontra-se formalizado. “Entretanto, o referido processo não envolve a circulação física do numerário (notas e moedas metálicas do kwanza) na Namíbia ou nos demais países participantes”.
O banco central prevê que a sua participação no SADC- RTGS possibilitará a adesão dos prestadores de serviços de pagamento angolanos ao sistema de transferências imediatas da SADC (TCIB), através do KWiK, permitindo numa primeira fase, a realização de transferências instantâneas entre os prestadores de serviço de pagamento aderentes, a nível da SADC.