A Vodacom anunciou na passada quinta-feira (12) a chegada do cabo submarino 2Africa ao Reino Unido, concretamente na cidade de Bude, condado de Cornualha.
A empresa de telecomunicações será responsável por fazer a gestão e instalação do cabo na praia e conectá-lo a um cabo terrestre.
De acordo com a operadora, o 2Africa irá conectar-se a uma estação já existente da Vodafone e esta fornecerá conectividade em duas rotas terrestres de fibra que vão até Londres.
O consórcio 2Africa é formado por oito parceiros: Bayobab, Center3, China Mobile International, Meta, Orange, Telecom Egypt, Vodafone Group e WIOCC. A Vodafone foi parceira de 11 aterrissagens do cabo 2Africa até o momento.
O local escolhido para a aterrissagem no Reino Unido actualmente hospeda cabos como Amitie, Apollo, Europe India Gateway, Grace Hopper, Yellow e Pan-European Crossing.
Com 45 mil quilómetros, o 2Africa é o maior cabo submarino do mundo que conectará simultaneamente a Europa, África e Ásia, esperando-se que venha ter uma capacidade de até 180 Tbps.