Nos últimos tempos, sobretudo no período de confinamento, em detrimento da Covid-19, os crimes cibernéticos consubstanciados, na sua maioria, em invasão de sites das empresas públicas em Angola, têm se verificado de maneira exponencial.
A existência de um centro que regula tais práticas já será uma realidade, pelo que afirmou o Director dos Serviços de Inteligência e Segurança de Estado (SINSE), Fernando Garcia Miala, com a criação de um centro de detecção de crimes cibernéticos.
Esta informação foi avançada durante um encontro com os deputados da 2ª Comissão de Trabalho da Assembleia Nacional, que também reuniu com os Serviços de Inteligência Externa e os Serviços de Informação Militar.
Além da criação de centros modernos para detectar crimes cibernéticos, Fernando Garcia Miala avançou que para o Orçamento Geral do Estado do próximo ano, o SINSE vai priorizar as despesas com pessoal, a aquisição de meios tecnológicos de trabalho, a formação e a capacitação dos agentes de inteligência.
“Vamos continuar a fazer mais investimentos em termos de infraestruturas, e principalmente em tecnologias de informação, para prevenir os crimes através de informações corretas”,sublinhou.
Para assegurar o trabalho desenvolvido pela nova área o SINSE prevê o recrutamento de novos agentes no próximo ano, com o objectivo de dar resposta aos questionamentos implicados ao CyberCrime.
Pelo que avançou o Guardião, o Director Geral dos Serviços de Inteligência Externa (SIE), José Luís Caetano de Sousa, disse que o órgão vai priorizar no Orçamento Geral de Estado para 2021 despesas com pessoal, a colocação de oficiais de inteligência nas embaixadas que ainda não têm, assim como aprimorar as relações com o Ministério das Relações Exteriores.
“Prevenir as ameaças de terrorismo externas através da informação dos nossos oficiais de inteligência, destacados nas diversas embaixadas, com meios tecnológicos para o efeito também consta das nossas prioridades para o próximo orçamento”, informou José Luís Caetano de Sousa.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!