CI/CD: integração contínua (CI), deploy ou implantação contínua (CD)

Autor: Engenheiro de Software Salvador Bila, da Alien Group, Lda

Neste artigo você vai entender a necessidade de ter uma integração contínua, deploy ou implantação contínua na organização, e se a sua empresa realmente necessita de ter uma infraestrutura integrada seguindo as práticas de DevOps. 

Algumas pesquisas afirmam que muitas empresas no ramo de TI, possuem uma necessidade de ter mais agilidade na integração e entrega dos seus produtos, é necessário ter um controlo dos desenvolvimentos feitos pelos programadores antes de passar para produção, passando primeiro pelo processo de teste do código, a fim de garantir que não haja erros na fase de implantação. Reduzir ao máximo a necessidade que os consultores têm em entregar e actualizar um produto ao cliente.

Visão geral

CI/CD é um processo que visa entregar de forma frequente produtos aos clientes, introduzindo a automação nos estágios de desenvolvimento das aplicações. Os principais conceitos atribuídos ao CI/CD são integração contínua, entrega e implantação contínua. Especificamente, CI/CD apresenta automação contínua e monitoramento contínuo em todo o ciclo de vida das aplicações, desde as fases de integração e teste até a entrega e implantação. Juntas, essas práticas conectadas costumam ser chamadas de “pipeline CI/CD” e são apoiadas por equipas de desenvolvimento e operações que trabalham juntas de maneira ágil.

Banner site PTI 729 X 90px_
new_cognito

A diferença entre CI e CD?

Integração Contínua (CI) é uma abreviação de Continuous Integration, que é um processo de automação ou uma prática de desenvolvimento de software na qual todos os desenvolvedores juntam alterações de código em um repositório central várias vezes ao dia. Com CI cada mudança no código aciona uma sequência automatizada de construção e teste para o projecto fornecido. CI geralmente se refere ao estágio de construção ou integração de software e requer um componente de automação e um componente cultural (por exemplo, DevOps).

Entrega e Implantação Contínua (CD) é uma abreviação de Continous Delivery ou Continous Deployment, que está associado a provisionamento e implantação de infraestrutura, ou seja, as alterações de um desenvolvedor em um software é testado automaticamente e soltar para produção. O objetivo da entrega e implantação contínua é garantir que seja necessário um esforço mínimo para implantar o novo código e entregar as alterações em produção.

Na figura a seguir temos a demonstração dos passos que cada um dos temas é abordado,e também deixar claro que são estágios de maturidade na cultura devops. 

Banner site PTI 729 X 90px_
new_cognito

Principais Diferenças entre Integração contínua vs Deploy e Implantação contínua     

Aqui está uma diferença importante entre CI vs CD.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media