No âmbito da sua missão de regular, fiscalizar, supervisionar e promover o mercado de capitais, a Comissão do Mercado de Capitais (CMC) lançou nesta quarta-feira (4), em Luanda, o “Programa Emergentes”, uma iniciativa que visa apoiar startups e as pequenas e médias empresas (PMEs) com elevado potencial em diversos estágios de crescimento.
Além de apoiar os referidos projectos, o programa, que conta com a parceria da Ernst Young Angola, Academia do Empreendedor de Luanda, Acelera Angola, Deloitte Angola e do Founder Institute Luanda, pretende também aprimorar as práticas de governação, gestão e maturação das startups e PMEs, bem como os seus produtos e serviços, de forma a habilitá-las a emitir instrumentos financeiros no mercado de capitais.
“Há a necessidade de capacitar as empresas para garantir acções de formação, de modo a assegurar uma melhor actuação no processo de entrada no mercado de capitais”, disse Juceline Paquete, subdirectora do Gabinete de Desenvolvimento da CMC.
A responsável sublinhou que o programa conta com a intervenção de parceiros que vão dar respostas às potenciais necessidades de mentoria, assessoria financeira e serviços de financiamento ou investimentos.
Créditos: D.R
Juceline Paquete explicou também que o programa obedece sete fases para para a maturação das empresas, a saber: período das candidaturas, avaliação e selecção das empresas, processo de mentoria, realização do roadshow aos potenciais investidores, captação de financiamento, investimento e governança e a admissão no segmento alternativo da Bolsa.
Com duração de três anos, a iniciativa realiza-se também no quadro das acções de promoção do mercado de capitais, permitindo que a economia angolana tenha mais e diversificadas opções de financiamento, como o crowdfunding e o capital de risco, potenciando o crescimento sustentável, referiu a responsável.
O evento de lançamento do programa reuniu várias entidades, com destaque à Presidente do CMC, Maria da Conceição Uini Baptista, ao seu Administrador Executivo, Emilio Londa, e ao Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) João Nkosi.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!