Como aumentar os recursos de uma VM no Azure?

Como aumentar os recursos de uma VM no Azure?
Por: José Quintino Costa - Microsoft MVP

O aumento de recursos de uma máquina virtual no Microsoft Azure refere-se ao processo de melhorar as capacidades de uma máquina virtual (VM) existente, ajustando as suas especificações de hardware, como CPU, memória (RAM), armazenamento ou capacidades de rede. Este processo é conhecido como Redimensionamento da VM e é uma parte crucial da gestão de recursos na nuvem, permitindo flexibilidade e escalabilidade.

Esse processo oferece vantagens como aumento de recursos de VMs no azure que são inúmeros e oferecem grande flexibilidade e eficiência para a gestão de infra-estrtutra em nuvem. Embora o aumento de recursos de máquinas virtuais ofereça muitas vantagens, existem também algumas desvantagens e desafios que destacam a importância de um planeamento cuidadoso e gerenciamento eficaz dos recursos de VM no azure, para garantir que os benefícios da escalabilidade e flexibilidade não sejam ofuscados por custos elevados ou desafios operacionais.

Nos passos a seguir vamos então fazer o aumentos dos recursos de uma VM:

1- Faça login no portal do azure https://portal.azure.com
2- No painel de navegação à esquerda clique em máquinas virtuais para que encontre a sua VM da lista das VMs e seleccione a VM que deseja modificar.

Como aumentar os recursos de uma VM no Azure?Créditos: D.R

Para alterar certos recursos, como o tamanho da CPU e da memória, você precisará desligar a VM primeiro, isso pode ser feito na página de visão geral da VM, clicando em parar.

Neste exemplo a minha VM tem um tamanho de Standard_D2ds_v5 (2 vcpus, 8 GiB memory) e vamos alterar para um tamanho de Standard_d4ds_v5 (4 vcpus, 16 Gib memory).

3- Na página da VM, procure a secção disponibilidade + escala clique em tamanho, você verá uma lista de tamanhos disponíveis, que variam em CPU, memória e capacidades de armazenamento, e escolha uma que atenda as suas necessidades e que esteja dentro do seu orçamento e clique em redimensionar.

Como aumentar os recursos de uma VM no Azure?Créditos: D.R

Lembre-se de que a alteração de recursos pode levar a alterações de cobrança e é sempre bom revisar os preços do Azure, de modo a entender como as mudanças afectarão o seu custo.

Até ao próximo artigo…

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media