O Conversas 4.0 desta terça-feira (2) trouxe como tema de debate “Desafios e Oportunidades da Transformação Digital na Administração Pública”, e Herlander Lima, professor universitário e mestre em governação local, Heitor Miguel, consultor de tecnologias e Osvaldo Cossa, engenheiro de software na Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique, discutiram o assunto que teve a moderação de Edilson Almeida.
Para o moderador que fez a nota introdutória, definiu que a administração pública é composta por um conjunto de regras nos processos de negócios, que possuem a idéia de viabilizar a jornada do cidadão no serviço público. Porém, existe uma lacuna, cuja solução vai na optimização na entrega nos serviços. Por esta questão, o paradigma do futuro que consiste na melhoria dos serviços públicos por meio das tecnologias é reduzir os custos e potencializar os processos, e isto para a realidade angolana impõe muitos desafios.
É preciso capacitar as pessoas
Heitor Miguel acredita que este conceito foca-se nos funcionários que devem adaptar-se na mudança do trabalho manual para o digital.
“Existem três pilares que são essenciais a olhar (processo, tecnologia e pessoas), e o grande desafio nestes três pilares são as pessoas, que têm de alguma formaos hábitos e, esta mudança deve ser pacífica. Lembro-me de ter feito a mudança nas alfândegas, que era uma empresa muito tradicional a funcionar com o papel. Tínhamos as tecnologias disponíveis e o grande desafio foram as pessoas, que foi necessário motivá-las. “Neste processo, devemos formar as pessoas, engajá-las e fazê-las perceber qual é o benefício da transformação digital”, disse o mestre e consultor de tecnologias.
Já Osvaldo Cossa, apresentou ideias de criar soluções para educar as pessoas digitalmente, defendeu uma melhor organização interna das empresas públicas e acha que o seu país melhorou um pouco neste aspecto com a pressão da Covid-19.
“Em tempos de pandemia a tecnologia foi um bem maior para a nossa sociedade, porque as pessoas sentiram-se obrigadas a trabalhar a partir de casa. Mas dentro da própria organização, as pessoas mostraram-se um pouco resistentes e quando notaram que não havia outra forma de trabalhar e disponibilizar os serviços aos cidadãos, foram obrigados a entrar neste campo. Mas posso dizer que Moçambique tem dado passos galopantes em um ano na utilização das TICs”, salientou.
O sucesso também depende das infraestruturas
De acordo com Heitor Miguel, Angola está muito bem servida o que permite a população aceder aos vários serviços, facilitando mais ainda o Estado na criação de mais prestações de serviços online, algo que anos antes da pandemia não era possível. “Parabenizo o Governo de Angola e as instituições públicas que investiram bastante nas telecomunicações”, declarou.
No ponto de vista de infraestruturas de forma a criar as condições para que as administrações públicas apliquem um passo tecnológico, Herlander Lima vê um melhoramento com a rede de madiatecas, rede nacional de fibra óptica, a tentativa de lançar o Angosat e os cabos submarinos.
“Mas os números para que isto seja um sucesso tem a ver com as infraestruturas internas, como o caso da rede eléctrica e a telefonia móvel em todo o território nacional. Mas isto pode ser muito bem refinado a partir da administração local e isto ao meu entender, deve ser um grande desafio de todas as administrações municipais, porque as TICs são o grande pendor para a revolução das administrações públicas”, acreditou o professor universitário, que aconselha os gestores públicos a firmarem parcerias com empresas especializadas em tecnologia de informação e comunicação.
“Todos os órgãos estatais devem ter um departamento de tecnologia e assumir uma responsabilidade de potencializar e colocar na grelha formativa para os quadros da administração, capacitar e fazer “update” central, local e sobretudo fazer parcerias. Ainda existem administrações municipais que têm problemas em usar computadores e é preciso fazer parcerias com aqueles que possuem o “know how” para os auxiliar nesta matéria”, recomendou.
O programa conversas 4.0 acontece todas as terças-feiras, das 10 as 11horas, na LAC ( Luanda Antena Comercial), sob moderação de Edilson Almeida e tem uma extensão em live, a ser exibido as 19 horas do mesmo dia, no Facebook do Tech 21 Africa.
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