Eventos

Conversas 4.0: modernização e transformação digital na administração pública

A edição desta terça-feira (21) do programa radiofónico da LAC (Luanda Antena Comercial) Conversas 4.0, teve como objectivo apresentar a importância da transformação digital na administração pública, face às dificuldades que os cidadãos enfrentam no processo de resolução dos seus problemas administrativos.

Sob moderação de Edilson Almeida, foram convidados António Pinto, Assessor da Direcção Geral da NCR Angola; Engenheira Anuarite Cassongo, Chefe de Departamento de Administração e Governação Electrónica do Instituto de Modernização Administrativa e Doutor Ivan Mateus, Técnico do Departamento de Apoio ao Director Geral do Instituto de Modernização Administrativa.

A Engenheira apresentou a necessidade da inserção da transformação digital na administração pública, como um modelo de gestão no sector, para a melhor prestação do serviço ao cidadão angolano que, ao longo das suas experiências, encontra muitas dificuldades pelos factores burocráticos, pela demora na prestação de serviço e pela falta da disponibilização de informação de forma antecipada.

A Engenheira disse que existe um reconhecimento da necessidade de mudança do modelo de gestão, que está alinhada à reforma do estado.

” A nível de digitalização, o objectivo é simplificar processos e procedimentos, modernizar a forma convencional para uma forma muito mais adequada à realidade”, disse.

António Pinto considerou que a transformação digital é uma oportunidade para o estado reaver as formas de acesso à informação; para a melhoria do tempo de resposta e, sublinhou, para o acesso universal gratuito às plataformas digitais do governo, sem descurar as redes sociais.

” As redes sociais devem ser locais de contacto privilegiados entre órgãos da administração pública e o cidadão “, concluiu.

A Engenheira Anuarite admitiu que existem muitas iniciativas de transformação digital e que são visíveis, como o caso da Administração Geral Tributária. Mas, considerou a necessidade unificação de sinergias.

“Um esforço feito de forma não centralizada é um esforço disperso”, disse a Engenheira e mostrou a preocupação da criação de uma agenda unificada de transformação digital para o país, onde se é definida de forma macro e precisa, a linha de orientação e as premissas para que a administração pública de Angola transite para o mundo digital.

Apesar da necessidade de haver transformação digital trazida ao debate, a Engenheira recordou a necessidade da existência da literacia digital antes, para tornar eficiente o processo.

” Não podemos contar com a transformação digital, se a percentagem de iliterados for maior”, disse.

Ivan Mateus fez saber que a transformação digital é um dos desafios da administração pública dentro da própria administração pública, pela necessidade da criação de uma disrupção da mentalidade convencional do homem.

” Aqui, para além da tecnologia, fala-se da pessoa em si como servidor público, submerso a esse ecossistema “, disse.

A transformação digital é um dos desafios do estado. No decorrer do programa, os convidados não deixaram de mencionar sobre a existência do Instituto de Modernização Administrativa, que foi criado ao abrigo do decreto número 80/2021 de 27 de Abril – um instituto que traz soluções para melhorias na administração pública, apoiando iniciativas de políticas do estado, na vertente tecnológica.

Conversas 4.0 é um programa radiofónico da Luanda Antena Comercial (LAC) que promove um ambiente de diálogo, com especialistas dos mais variados sectores, com conhecimento das TIC. Acontece todas as terças-feiras, às 10 horas, sob moderação de Edilson Almeida.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Ferreira Manuel

Ferreira Manuel é um redactor web em ascensão, no Portal de T.I, residente em Luanda, Angola. É estudante de Comunicação Social e entusiasta das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

Itens Relacionados