178
O Instituto Africano de Ciências Matemáticas (AIMS, na siga ingelsa) firmou uma parceria com a DeepMind, uma subsidiária da Alphabet focada em ciência e inteligência artificial (IA), para lançar um novo programa de mestrado pan-africano denominado “AI for Science”, com vista a impulsionar os estudos sobre campos e ciências relacionados à IA em toda África.
A DeepMind compromete-se em doar até 4,5 milhões de dólares norte-americano para cobrir as bolsas integrais, os equipamento e os recursos computacionais para 40 estudantes por cada ano lectivo. A meta, segundo a subsidiária, é atingir 160 alunos até ao final do período inicial do programa, que deverá começar já em Agosto próximo e estender-se até Julho de 2027.
“A África tem a população mais jovem do mundo e, como tal, possui um potencial incrível para contribuir com o campo da IA – ainda assim, a região está significativamente sub-representada na pesquisa de IA hoje. Consertar isso não é apenas a coisa certa a fazer, é fundamental se a IA for uma tecnologia que beneficie a todos,” disse o chefe de parcerias educacionais da DeepMind, Obum Ekeke.
As duas organizações esperam que o programa não sirva apenas para construir um ecossistema global de IA mais diversificado e inclusivo, mas que também permita novos avanços na ciência que beneficiarão directamente o continente africano.
O “AI for Science” permitirá que os estudantes de todo o continente tenham a chance de continuar com os seus estudos avançados na AIMS da África do Sul, podendo também que estabelecer interacções contínuas com os pesquisadores e engenheiros da DeepMind para orientação e suporte. O programa vai focar-se, sobretudo, na análise de como a IA pode ser utilizada para entender melhor o mundo e acelerar o progresso em alguns dos desafios científicos mais fundamentais da actualidade.
Para se inscrever ou obter mais dados sobre o programa, clique aqui
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!