Alto funcionário do Pentágono alerta que EUA corre risco de perder vantagem tecnológica contra adversários

Um alto funcionário do Departamento de Defesa dos EUA (DoD, na sigla inglesa) renunciou ao seu cargo nesta segunda-feira (18) e alertou que os EUA correm o risco de perder a sua vantagem tecnológica contra os seus potenciais adversários.

Em uma declaração de renúncia composta por 9 páginas, que chamou de manual para ajudar a orientar o Pentágono, Preston Dunlap, tido como o responsável por impulsionar a inovação tecnológica no DoD, disse que o seu país precisa fazer mudanças estruturais e deve se comportar mais como a SpaceX, empresa de satélites de Elon Musk, no sentido de ser ousada em testar novas tecnologias.

“Estamos a ficar para trás da base comercial em áreas-chave, então temos que nos recuperar. No momento em que o governo consegue produzir algo, muitas vezes já está obsoleto. Muito mais deve ser feito para que o DoD recupere sua vantagem tecnológica cada vez menor”, disse.

Preston Dunlap, ex-Chefe do Departamento de Arquitetura Tecnológica da Força Aérea dos EUA – Créditos: DR

Esta não é a primeira demissão de um alto funcionário do Pentágono neste ano. No início deste mês, David Spirk, então director de dados do DoD demitiu-se e disse à Bloomberg que o Pentágono precisava acelerar os esforços para combater os adversários que estão a desenvolver ferramentas militares apoiadas por tecnologias avançadas, como a inteligência artificial (IA), aprendizagem de máquina e ciência quântica.

O lento desenvolvimento tecnológico na área militar dos EUA tem vindo a ser citado como um problema sério, com o director da Unidade de Inovação em Defesa do Pentágono, Michael Brown, a afirmar no Comité de Serviços Armados do Senado norte-americano que um ritmo lento de inventar e adoptar novas tecnologias era uma “fraqueza flagrante”, acrescentando que os EUA correm o risco de ficar atrás da China.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media