Executivos postais, reguladores, formuladores de políticas e especialistas de toda a África reuniram-se por três dias em Abidjan, Costa do Marfim, no Fórum de Liderança Postal 2023, realizado pela União Postal Pan-Africana, para abordar a aceleração da transformação digital nos serviços de correios no continente berço.
No evento, que decorreu de 3 a 5 de Julho, Angola esteve representada por uma delegação chefiada pela administradora executiva do Instituto Angolano das Comunicações, Ana de Matos, representando o Órgão Regulador dos Serviços Postais e das Comunicações Electrónicas de Angola.
Esta primeira edição do fórum teve como tema central “Os Correios Africanos no Caminho da Transformação Digital e da Inovação”, e serviu de espaço para análises dos principais desafios e oportunidades para o sector postal a nível do continente num contexto de uma economia digital crescente.
Considerando a temática do evento, o certame analisou também relevância da transformação digital nos correios e o papel da rede postal no desenvolvimento das estratégias nacionais e regionais de digitalização, bem como a importância da partilha das melhores práticas e exemplos concretos de transformação digital neste sector.
Por outro lado, os participantes do fórum abordaram também as opções de colaboração entre os actores envolvidos no sector postal e no comércio electrónico a nível de África. No mesmo sentido, esteve também em análise a relevância da padronização das regras sobre estes dois sectores entre as diferentes regiões e as diferentes áreas relacionados aos correios, rumo à transformação e inovação digital dos serviços postais no continente.
A União Postal Pan-Africana é um braço da União Postal Internacional, criada em 1874 como a segunda organização internacional mais antiga depois da União Internacional de Telecomunicações. A União Postal Pan-Africana foi criada em 1980 e tem Angola como um dos seus membros desde 3 de Março de 1977.