O Banco Central do Zimbábue (RBZ, na sigla inglesa) afirmou na sua declaração de política monetária, divulgada na última semana, que está activamente a avaliar a viabilidade de adoptar uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC, na sigla inglesa), incluindo considerações específicas de design, oportunidades e riscos para o sistema monetário e financeiro do país.
De acordo com o documento, ao qual o Portal de T.I teve acesso, o banco central zimbabueano revela, nas suas páginas 48-49, que está a desenvolver um roteiro claro para a adopção de uma CBDC.
Um roteiro que abrange a fase de viabilidade e de avaliação que está actualmente em curso no país, e a fase de concepção da política com base nos resultados do estudo de viabilidade e as suas modalidades de implementação.
A declaração de política monetária do banco central do Zimbábue reitera a sua oposição às criptomoedas, mas diz-se aberto à inovações através da sua “FinTech Regulatory Sandbox”, um espaço semelhante a “Sandbox Regulatória” do programa LISPA de Angola; actuando como criador seguro de um ambiente real de teste para as FinTech.
O Zimbábue é assim mais um dos vários países africanos a reiterar, neste mês de Fevereiro, o seu interesse de ermitir uma moeda digital do banco central. Isto, após o Quénia ter dado início a uma consulta pública sobre um possível lançamento de uma CBDC, e após a Zâmbia revelar que tem em curso um estudo para avaliar a viabilidade da implantação de uma CBDC no país.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!