Executivo ‘dispara’ orçamento do programa de expansão de Internet 4G no país

Governo prepara projecto de roaming nacional e partilha de infra-estruturas entre os operadores de telefonia móvel

O Governo vai gastar, no próximo ano económico, quase 72 vezes com o programa de aumento da cobertura da rede de Internet 4G em Angola, observou o Portal de T.I na dotação orçamental por programa detalhado da proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE 2025), aprovado na generalidade pelos deputados à Assembleia Nacional.  

Inscrita na rubrica “Expansão e Modernização das Comunicações” do OGE 2025, a verba a ser alocada para ampliar a cobertura da rede 4G em Angola constitui a maior despesa desse programa, isto porque o Governo estima “largar” mais de 107,8 mil milhões Kz (118,3 milhões de dólares) mitigar os desafios de abrangência de Internet.

O crescimento “galopante” da quantia reservada para a expansão da rede 4G no segmento das comunicações parece estar a dar corpo à intenção do Executivo em ‘esticar’ a taxa para 85% de cobertura da rede de Internet 4G até 2027. Essa meta foi avançada no ano passado pelo director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Borges, durante o VIº Fórum Telecom do semanário Expansão. No início de 2023, de acordo com Matias Borges, a taxa de cobertura da rede 4G estava fixada em 34% da população, cuja meta era chegar até aos 48% até ao final do ano passado.

Na verdade, o que o Estado angolano pretende desembolsar para aumentar a cobertura de rede de Internet 4G no próximo exercício económico é um “balúrdio” quando comparado com o montante alocado no OGE do ano em curso. Em 2024, para a abrangência dos serviços de Internet 4G, o Governo decidiu cabimentar “parcos” 1,4 mil milhões de Kz (1,5 milhões de dólares). Assim, a pretensão do Governo é incrementar 106,3 mil milhões Kz (116,7 milhões de dólares) na dotação orçamental para aumentar o número de localidades com cobertura de Internet 4G.

new_cognito

No quadro dos programas de “Expansão e Modernização das Comunicações do Executivo”, avaliados em 229,3 mil milhões Kz (251,8 milhões de dólares), a cobertura comanda a lista de despesas, sendo que detém 47% do valor global a ser canalizado. No segundo lugar do ranking dos gastos com as comunicações no país está o programa para melhor a posição de Angola no Índice Global de Cibersegurança, sendo que o Governo prevê alocar 70,5 mil milhões de Kz (77,4 milhões de dólares), o que se traduz em 30% da verba destinada para essa rubrica. A fechar o pódio das três maiores cabimentações na rubrica de modernização e expansão dos serviços de comunicações fica o programa de aumento do número de assinantes de Internet por 100 habitantes, encaixando 32,4 mil milhões Kz (35,6 milhões de dólares), representando 14% do global das despesas.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media