520
A Fundação ExxonMobil e JA Africa anunciaram nesta terça-feira (2) o lançamento da iniciativa “ExxonMobil CTEM Africa”, um programa que vai investir até 30 mil dólares norte-americanos para formar cerca de 3 mil estudantes em Angola, Moçambique, Namíbia e Nigéria em matérias de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM).
A iniciativa, segundo os promotores, visa estimular o interesse e a participação dos jovens africanos na resolução de desafios do mundo real através da aplicação da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Para tal, o programa vai preparar os estudantes do Ensino Secundário básico e médio para futuras carreiras CTEM, através de questionários imersivos e experiências práticas nos campos de inovação.
“Numa era em que a tecnologia e a inovação impulsionam a economia global, a posição de África na vanguarda dos avanços tecnológicos é fundamental para manter a competitividade e o desenvolvimento sustentável. Estamos gratos à Fundação ExxonMobil por esta parceria para reforçar as competências CTEM por forma a moldar o futuro da África”, disse o presidente da JA Africa, Simi Nwogugu.
As equipas que apresentarem as melhores soluções CTEM representarão os seus países numa conferência regional importante do sector na Cidade do Cabo, África do Sul. Os estudantes terão uma exposição intercultural, aprenderão sobre energia numa perspetiva global, apresentarão as suas ideias e, ao mesmo, estabelecerão contactos com líderes do sector.
Os critérios de elegibilidade incluem: ter entre 13 e 19 anos de idade, residir em África, ter entusiasmo e experiência nas áreas CTEM, ter acesso à Internet, ser proficiente em português, inglês ou francês.
Para se inscrever ou saber mais sobre o programa, clique aqui.