GGPEN apresenta resultados do sistema de monitoramento de secas por satélite

Executivo prepara lançamento do sistema de monitoramento da seca

O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), irá participar em uma videoconferência subordinada ao tema “Cunene, das Secas às Cheias: um Programa Científico Nacional”, a realizar-se, no dia 30 de Setembro de 2020, na plataforma digital ZOOM, com início às 10h e término às 13h (hora local).

De acordo a informação publicada no site oficial do GGPEN, a referida videoconferência que contará com o preletores de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, será realizado pelo Grupo de Águas do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da UAN, em parceria com o Secretariado Permanente da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO e o Centro da África Austral para Ciência e Serviços para Adaptação as Alterações Climáticas e Gestão Sustentável dos Solos (SASSCAL).

Esta videoconferência é dirigida à comunidade científica, especialistas, profissionais, estudantes e a comunidade em geral com interesse nos tópicos apresentados e tem por objectivo apresentar e discutir resultados de investigação científica, assim como as novas linhas de investigação científica no domínio da gestão integrada dos recursos hídricos em zonas semiáridas e áridas do Sul de Angola.

O GGPEN será representado pelo dr. Gilberto Gomes, membro da equipa do Projecto Científico Internacional em desenvolvimento na instituição, com a parceria do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos da América, Universidade de Tokyo no Japão e Universidade Internacional do Espaço na França, denominado “Angola Drougth Monitoring” que se traduz em Sistema de Exploração de Dados de Satélite para o Monitoramento de Secas.

Banner site PTI 729 X 90px_
new_cognito

Durante o evento serão apresentados os resultados dos projectos realizados por diferentes autores que se dedicam às temáticas relacionadas com os recursos hídricos, assim como as linhas de investigação científica no domínio da gestão integrada dos recursos hídricos, iniciadas pelo Grupo de Águas do DEI de Geologia e direccionadas para a região do Cunene e áreas transfronteiriças em que se enquadram as bacias hidrográficas do Cuvelai, do Cunene e Cubango (Okavango).

O referido projecto de pesquisa científica, visa adquirir os dados necessários para o monitoramento da seca e gestão das reservas hídricas no sul do país em particular e da África Austral no geral, através do uso de um sistema de mineração de dados por satélite.

O projecto de Sistema de Monitoramento de Secas por Satélite, é uma iniciativa do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) sob execução do GGPEN, para atender a carência das populações do Sul de Angola.

 

Banner site PTI 729 X 90px_
new_cognito

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media