Benguela conta localmente com Centro Integrado de Segurança Pública

O ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, inaugurou na segunda-feira(09), o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Benguela, que segundo o governante, vai reforçar o sistema de vigilância para a prevenção e combate de acções criminosas.

Ao intervir na cerimónia, Pedro Sebastião destacou o momento em que a infraestrutura foi inaugurada, que marca a celebração do 45º aniversário da Independência Nacional.

“É mais um Centro Integrado de Segurança Pública, um dos instrumentos com o qual as forças de Defesa e Segurança e da Ordem Pública passam a contar para a defesa legítima da integridade da nossa Nação de qualquer ameaça, quer interna ou externa”, sublinhou.

De acordo com o Jornal de Angola, o CISP vai contribuir para o controlo da criminalidade nas principais cidades do litoral da província de Benguela, numa fase inicial, garantindo que, tão logo haja disponibilidade financeira, o sistema será alargado para outras localidades do país.

Para o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, o CISP de Benguela vem reforçar a capacidade operativa, que se junta ao Centro de Luanda, considerando ser um grande passo para o asseguramento da vida das pessoas e dos bens públicos.

Eugénio Laborinho referiu que o CISP de Benguela dispõe de uma infraestrutura com equipamento especializado para a gestão e conservação das informações produzidas na província e estará sincronizado com o centro nacional, em Luanda, inaugurado em Dezembro do ano passado.

O Centro de Benguela terá a função de um “Backup”, pois, sublinhou, fará as cópias de segurança dos seus dados (física ou em nuvem) de um dispositivo de armazenamento ou sistema. O ministro explicou que o CISP de Benguela trará múltiplas valências, com ênfase para a coordenação, em tempo real, com diferentes instituições públicas e privadas, para a resolução rápida e eficaz de problemas de segurança e emergências médicas, que impactam directamente na vida do cidadão, por intermédio de uma chamada telefónica grátis, utilizando o número 111, ou por outros mecanismos electrónicos de denúncia que cheguem ao conhecimento do CISP.

O sistema permite, ainda, a integração com distintas bases de dados de serviços e órgãos públicos, com ênfase para a identificação civil e criminal, sistemas de gestão de migração, protecção civil e bombeiros, registo eleitoral, identificação fiscal e gestão de eventos de grande vulto.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), reveste-se de múltiplas valências que visam melhorar a segurança dos cidadãos, pela celeridade na identificação de eventuais suspeitos, supervisionar infraestruturas estratégicas, cadastramento cartográfico e controlo do tráfego rodoviário.

 
 
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media