GGPEN realiza seminário sobre as valências e benefícios do Programa Espacial Nacional

GGPEN realiza seminário sobre as valências e benefícios do Programa Espacial Nacional

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) realizou hoje, em Luanda, por via do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), um seminário sobre o programa espacial angolano, de modo a levar ao conhecimento da sociedade angolana as valências e os beneficios deste programa, bem como informar os cidadãos sobre o estado actual do satélite Angosat-2, lançado em órbita a 12 de Outubro último a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Ao longo do evento foram apresentadas algumas potencialidades do satélite angolano, nomeadamente as valências relacionadas ao sector social, como a educação e a saúde, as valências ligadas ao sector económico, como a banca e o sector petrolífero, bem como as valências do Angosat-2 para o sector agrícola.

GGPEN realiza seminário sobre as valências e benefícios do Programa Espacial Nacional

Créditos: Benilson Filipe

new_cognito

Durante o evento o GGPEN também apresentou as suas três principais soluções do momento, nomeadamente:

  • Tech-gest, um serviço que utiliza imagens de satélites actualizadas e de alta resolução para o monitoramento de infra-estruturas, gestão de activos, detecção de mudanças e mapeamento do uso e ocupação dos solos.
  • Tech-agro, serviço destinado a agricultores, que permite analisar o estado dos campos agrícolas a partir da monitorização do desenvolvimento da vegetação, usando o Índice de Diferença Normalizado (NDVI).
  • Tech-ecologia, solução que utiliza imagens de radar por satélite permitindo detectar, monitorar e alertar sobre a ocorrência de possíveis derrames de petróleo no ”offshore” nacional.

GGPEN realiza seminário sobre as valências e benefícios do Programa Espacial Nacional

Créditos: Benilson Filipe

Falando na sessão de abertura do evento, o director geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, Zolana João, relembrou de forma breve a trajectória feita pelo GGPEN até chegar ao nível actual, onde mais do que gerir o Programa Espacial Nacional também passou a gerir projectos espaciais regionais, como é o caso do projecto da SADC de satélites, e passou, igualmente, a actuar como porta-voz da SADC junto da Organização Internacional das Telecomunicações.

new_cognito

Estes feitos foram também realçados pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, durante a sua intervenção, para quem os mesmos constituem “um ganho muito importante para o país”. De acordo com o ministro, tais feitos só foram possíveis dado o investimento feito pelo governo no programa espacial nacional, âmbito da formação de quadros.

O GGPEN é a entidade responsável pela gestão, acompanhamento e pelo desenvolvimento do Programa Espacial Nacional, sendo tutelado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media