376
A expansão dos serviços financeiros e digitais integra a lista dos projectos da proposta Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF) submetida à consulta pública pelo Banco Nacional de Angola (BNA), observou a equipa do Portal de T.I no site do órgão regulador do sistema financeiro angolano.
“A Estratégia Nacional de Inclusão Financeira é um instrumento de política que estabelece as linhas orientadoras destinadas a incrementar os níveis bancarização e inclusão financeira da população e das pequenas e médias empresas aos produtos e serviços financeiros, com foco na poupança, financiamento à economia, expansão dos serviços financeiros e digitais, com vista à expansão da actividade económica e melhoria do bem-estar da população”, fez saber o BNA, liderado pelo governador Tiago Dias.
O Banco Central angolano informou que a consulta pública, cujo objectivo é garantir a ampla participação da sociedade na elaboração da ENIF, decorre desde o dia 31 do mês passado e termina no dia 30 do mês de Abril de 2025.
Segundo o BNA, a elaboração da proposta da ENIF contou com o apoio técnico e metodológico do Banco Mundial (BM) e a colaboração de diversos organismos públicos e privados, bem como instituições financeiras e diversos parceiros sociais, visando à mobilização coordenada de esforços para acelerar a inclusão financeira no país.
O Comité de Coordenação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (CCENIF), entidade responsável pela iniciativa, informa que a proposta está disponível no Portal do Governo, no Portal da Consulta Pública e nos portais dos organismos de regulação e supervisão do Sistema Financeiro Angolano, nomeadamente BNA, CMC e ARSEG.
Serviços financeiros digitais ganham terreno no mercado angolano
No passado, pela primeira vez na história dos sistemas de pagamentos em Angola, o montante transaccionado no serviço de Home Banking e Mobile Banking (Multicaixa Express) superou o valor movimentado em Caixas Automáticas (CA), mais conhecidas por ATM.
De acordo com os dados do relatório de 2024 da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), foram transacionados no Multicaixa Express mais de 12,6 biliões de kwanzas, representando um crescimento expressivo de 50%, em relação ao montante movimentado de Janeiro a Dezembro de 2023.
Esse marco histórico mostra o crescimento de clientes bancários nos serviços financeiros digitais disponíveis no mercado angolano.