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O Banco Nacional de Angola (BNA) lançou hoje, no Museu da Moeda, o Ranking da Qualidade das Áreas Especializadas em Atendimento ao Cliente Bancário, um indicador que visa aprimorar e incrementar os mecanismos de protecção do consumidor de produtos e serviços financeiros, bem como fomentar relações comerciais mais equitativas entre os bancos comerciais e os seus clientes.
Em nota, o banco central explica que a iniciativa consistirá na apresentação de uma plataforma de avaliação do desempenho das instituições financeiras bancárias, numa periodicidade semestral, que estará disponível no site do BNA e no dos bancos comerciais, a partir de amanhã (quinta-feira, dia 4 de Julho).
Os dados constantes da referida plataforma permitirão ao cliente bancário, pessoas colectivas ou singulares, avaliar a capacidade, eficiência e eficácia do funcionamento das áreas especializadas na recepção e tratamento de reclamações.
O BNA realça que a posição de cada banco comercial no ranking será determinada pelo valor alcançado no Indicador de Avaliação da Qualidade (IAQ), numa escala de 0 a 10, em decorrência da votação que for efectuada pelos clientes bancários e de outros três indicadores a serem avaliados pelo banco central, nomeadamente (i) percepção do cliente e do supervisor sobre o funcionamento da área de atendimento, (ii) impacto da área de atendimento ao cliente nos processos internos da instituição financeira e (iii) cumprimento regulamentar.