A Google anunciou na última semana a criação da “Google DeepMind”, um projecto estratégico que resultou da junção das suas duas principais equipas de desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), nomeadamente a equipa Google Brain e a equipa Deepmind.
Em um comunicado a que o Portal de T.I teve acesso, a tecnológica informa que a nova área de trabalho deverá gerar progressos mais acelerados nas investigações e reforçar sobremaneira as ambições da empresa em matéria de IA, numa altura em que a Google se encontra em “guerra aberta” com a Microsoft que tem do seu lado a OpenAI.
“O ritmo do progresso é agora mais rápido do que nunca. Para garantir o desenvolvimento ousado e responsável da IA geral, estamos a criar uma unidade que nos ajudará a construir sistemas mais capazes com mais segurança e responsabilidade,” disse o CEO da empresa, Sundar Pichai, em comunicado, realçando que “combinar todo esse talento em uma equipa focada, apoiada pelos recursos computacionais da Google, acelerará significativamente o nosso progresso em IA”.
A nova unidade será liderada pelos executivos Demis Hassabis, que até então liderava a Deepmind, e Jeff Dean, que até então liderava a Google Brain. Este último vai agora actuar como cientista chefe na Google Deepmind e no Google Research, o grupo de pesquisa mais alargado da empresa.
O comunicado observa que ambos serão responsáveis pelos projectos de IA da Google daqui em diante. O primeiro projecto desta nova área, segundo Sundar Pichai, envolve “uma série de modelos poderosos e multimodais” de IA, com capacidade de lidar com diferentes tipos de dados, incluindo, por exemplo, as combinações texto e imagem, ou texto e vídeo.