439
Chama-se Google AI Edge Gallery e permite que o utilizador encontre, baixe e execute modelos compatíveis de inteligência artificial (IA) que geram imagens, respondem perguntas, escrevem e editam códigos, entre outras funções.
Nele, os modelos de IA funcionam sem a necessidade de conexão à Internet e todo o processamento acontece directamente no dispositivo do utilizador.
“O Google AI Edge Gallery é um aplicativo experimental que coloca o poder dos modelos de IA generativa de ponta directamente nas suas mãos, rodando inteiramente nos seus dispositivos”, refere a descrição do aplicativo disponibilizada no GitHub.
O aplicativo foi disponibilizado de forma discreta na última semana e já está disponível para dispositivos Android. A Google garante que a versão para iOS estará disponível em breve.
A Google chama-o de “versão Alfa experimental” e pode ser baixado do GitHub seguindo estas instruções.
A empresa observa, no entanto, que desempenho do aplicativo pode variar. Segundo a Google, dispositivos modernos com hardware mais potente poderão executar mais rápido os modelos de IA, mas isso dependerá do tamanho do modelo em execução. Ou seja, modelos maiores de IA levarão mais tempo para concluir uma tarefa do que modelos menores.