A Google adicionou mais 40 idiomas ao Bard, o seu chatbot de inteligência artificial (IA) lançado no início deste ano como concorrente do ChatGPT. Fruto deste incremento, a ferramenta passa a agregar também o Swahili, o maior dos idiomas bantu em números de falantes segundo a UNESCO.
Para a gestora de idiomas da Google, Rachael Ndichu, a inclusão do Swahili ao Bard representa um marco, pois a medida vai permitir que mais pessoas no continente possam utilizar a ferramenta “para explorarem as suas ideias e descobrir coisas novas”.
“O lançamento do Bard em Swahili é um marco importante, pois permite que o Bard alcance ainda mais pessoas em África, onde cerca de 150 milhões de pessoas falam este idioma. Isso torna o Bard mais acessível a todos na região e acreditamos que ele tem potencial para ser uma ferramenta poderosa de criatividade e aprendizagem,” disse.
De acordo com a empresa, a expansão dos recursos do Bard inclui novas funções que permitem aos utilizador personalizar a sua experiência, aumentar a criatividade e melhorar a produtividade.
Como parte desta medida, a Google também aumentou para 230 o número de países e territórios em que o Bard passa a estar disponível, entre estes destaca-se o continente Europeu na sua totalidade e o Brasil.
Sobre o Swahili
O Swahili ou Kiswahili é um dos principais idiomas nativos da África Subsaariana e está entre as 10 línguas mais faladas no mundo. Os dados mais recentes da UNESCO apontam que este é o maior dos idiomas bantu e conta actualmente com mais de 200 milhões de falantes.