Nvidia supera a Microsoft e torna-se a empresa mais valiosa do mundo

Nvidia supera a Microsft e torna-se a empresa mais valiosa do mundo
A Nvidia alcançou há instantes a marca dos 3,33 triliões de dólares norte-americano em capitalização de mercado, tornando-se agora a empresa mais valiosa do mundo após superar a Microsoft que até então liderava a categoria.
 
Segundo avançam a Reuters e a CNBC, as acções da empresa liderada por Jensen Huang cresceram 3,2% nesta terça-feira (18) atingindo 135,21 dólares, poucos dias após ter destronado a Apple da posição de segunda empresa mais valiosa do mundo.
 
As acções da Apple caíram cerca de 1% hoje e a empresa detém agora um valor de mercado de 3,28 triliões de dólares (3º lugar). As acções da Microsoft, por seu lado, caíram menos de um 1% e a tecnológica possui agora 3,32 triliões em valor de mercado (2º lugar).
 
Desde o início do ano, as acções da Nvidia cresceram cerca de 173%. Este crescimento, cuja dimensão percebe-se melhor quando comparado aos 19% de crescimento conseguidos pela Microsoft no mesmo período, deve-se essencialmente à alta procura dos chips de alto desempenho da Nvidia, usados em data centers para treinamento de modelos de inteligência artificial.
 
A agência britânica observa que o valor de mercado da Nvidia saiu de 1 trilião para 2 triliões de dólares em apenas nove meses e levou cerca de três meses para alcançar 3 triliões de dólares.
 
Segundo a empresa de pesquisa de mercado IDC, a Nvidia controla cerca de 92% do mercado de chips de processamento gráfico (GPUs) para data centers e os principais clientes da empresa são os grandes provedores de serviços de IA: MicrosoftOpenAIGoogleAmazon, DeepMind, Meta, Dell Technologies, Oracle e xAI.

Partilhar artigo:

Dominio
NetspaceBanner

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media