O Governo angolano prevê gastar, no presente exercício económico, 137,4 mil milhões de kwanzas, equivalente a 150,7 milhões de dólares, à luz da taxa de câmbio média actual do Banco Nacional de Angola (BNA), com o ‘Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino Superior e Desenvolvimento da Investigação Científica e Tecnológica’, observou a equipa do Portal de T.I no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2025.
De acordo com dados consultados no documento chancelado pelo Ministério das Finanças, as verbas para o referido programa registaram um aumento expressivo em comparação com o valor alocado no orçamento do ano passado.
Comparativamente ao montante previsto no OGE de 2024, o valor do ‘Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino Superior e Desenvolvimento da Investigação Científica e Tecnológica’ cresceu quase 198%, sendo que, no período em referência, o Executivo apenas reservou 46,5 mil milhões de kwanzas (51 milhões de dólares) para fazer a esse tipo de despesa.
Inscrito na ‘Dotação Orçamental por Programa Consolidado’ do OGE, o projecto não é o único ligado ao sector de tecnologia que verificou incremento de verbas por parte do Governo.
Por exemplo, o ‘Programa de Promoção da Inovação e Transferência de Tecnologia’ também beneficiou de maior alocação de receitas. No OGE de 2025, o Executivo prevê ‘largar’ os expressivos 7,1 mil milhões de kwanzas (7,8 milhões de dólares), contra os quase ‘insignificantes’ 967,4 milhões de kwanzas (1 milhão de dólares) alocados no último exercício económico. Assim, o Estado angolano reforçou as verbas do programa com mais 6,1 mil milhões de kwanzas (6,7 milhões de dólares) para mudar inovação e transferência de tecnologia no país.
Vale referir que, o Orçamento Geral do Estado 2025 tem receitas e despesas fixadas em 34,6 biliões de kwanzas, estando em vigor desde o dia 1 de Janeiro.