239
A Associação do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSMA) anunciou a abertura das candidaturas para o “Fundo de Inovação GSMA para IA Impactante”, financiado pelo governo do Reino Unido, que visa capacitar pequenas e crescentes empresas em países de baixa e média renda em África, no Sul e Sudeste da Ásia e em regiões do Pacífico.
O programa, que abrange Angola, procurar garantir que as pequenas e crescentes empresas não sejam deixadas para trás na revolução da IA. A iniciativa incentiva essas empresas a aproveitarem as tecnologias emergentes e móveis para impulsionar o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
De acordo com a GSMA, o programa fornecerá subsídios e suporte de construção de empreendimentos para as empresas que alavancam a IA e outras tecnologias emergentes, juntamente com a tecnologia móvel, para impactar positivamente a vidas das pessoas.
“O fundo está interessado em soluções que demonstrem o impacto transformador da IA inovadora e suporte a tecnologias emergentes para enfrentar desafios socioeconómicos e climáticos”, pode ler-se no comunicado.
A GSMA avança que as empresas seleccionadas receberão um pacote de suporte abrangente que inclui:
- Financiamento de subsídios variando de 100.000 libras esterlinas (cerca de 114.300.038 kwanzas) a 250.000 libras esterlinas (cerca de 285.750.095 de kwanzas) para projectos com duração de 15 a 18 meses;
- Suporte personalizado à construção de empreendimentos para fortalecer soluções e modelos de negócios;
- Facilitação de parcerias com operadoras móveis, organizações do sector público e outras partes interessadas;
- Oportunidades de aprendizagem entre pares para troca de conhecimento com outros inovadores;
- Visibilidade e exposição por meio de eventos globais, publicações e plataformas on-line da GSMA, ajudando os beneficiários a se conectarem com potenciais investidores e parceiros.
As inscrições estão abertas até o dia 19 de Março de 2025. Os critérios completos de elegibilidade e os detalhes da inscrição podem ser encontrados aqui.