Oddo - Complexus

IA pode contribuir com 1,5 mil milhões de dólares à economia africana até 2030

Cassava Technologies quer que inovação em IA aconteça em solo africano

A inteligência artificial (IA) deverá contribuir com 1,5 mil milhões de dólares à economia africana até 2030, se o continente captar 10% do mercado global de IA. Esta é a conclusão do relatório recentemente publicado pela Africa AI Skills Readiness Revealed, da System Applications and Products (SAP).

Após investigação no Quénia, Nigéria e África do Sul, o relatório prevê que serão criados 230 milhões de novos empregos digitais em África até 2030. Além disso, estima-se que mais de 650 milhões de cidadãos africanos necessitarão de formação ou requalificação em competências digitais nos próximos anos.

De acordo com a investigação, existem mais de 2.400 empresas focadas em IA em África, incluindo 726 na África do Sul, 456 na Nigéria e 204 no Quénia. O mercado de IA em África deverá valer aproximadamente 4,92 mil milhões de dólares este ano, representando 2,5% do sector global de IA.

O relatório apurou que nove em cada dez empresas africanas reportam uma escassez de especialistas em IA. Para requalificar ou actualizar competências dos colaboradores, dois terços das empresas já implementaram iniciativas de desenvolvimento profissional com especialização em IA.

Comptia CySA+ - Multirede

Em resposta a uma pergunta sobre o que a SAP está a fazer para equipar estudantes universitários com capacidades em IA, a gigante alemã afirmou que está pronta para apoiar instituições locais, garantindo a formação de especialistas certificados para o mercado.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media