Falando ao Portal de T.I à margem do seminário sobre “Indicações Geográficas e Denominações de Origem”, realizado na última Sexta-feira (14), a directora-geral do Instituto Angolano da Propriedade Industrial (IAPI), Ana Miguel, afirmou haver um interesse significativo no registo de patentes de inovações tecnológicas, tendo a instituição já recepcionado um total de 4.116 solicitações.
De acordo com a responsável, os pedidos de registos de patentes tecnológicas foram efectuados maioritariamente por empresas estrangeiras, sendo estas responsáveis por cerca de 90% destas solicitações, enquanto as nacionais respondem por apenas 10%.
Relativamente à modernização do acervo documental do IAPI, a responsável assegurou que está em curso um processo de digitalização que trará diversas mudanças à instituição, como a possibilidade de solicitar o registo de uma marca, patente ou insígnia em qualquer parte do país.
O seminário sobre “Indicações Geográficas e Denominações de Origem” foi promovido pelo Ministério da Indústria e Comércio, no âmbito da celebração antecipada do dia mundial da propriedade intelectual, assinalado a 26 do mês em curso. O objectivo, segundo Ana Miguel, é informar a sociedade sobre as matérias de propriedade intelectual que, apesar de serem pouco conhecidas, contribuem para o desenvolvimento das comunidades locais, assim como do sector empresarial.