Estudantes do ITEL vencem concurso africano sobre ciência, tecnologia, engenharia e matemática

Estudantes-do-ITEL-vencem-concurso-africano-sobre-ciência,-tecnologia,-engenharia-e-matemática
Um grupo de quatro estudantes do Instituto de Telecomunicações (ITEL) conquistou, na última semana, o primeiro lugar no concurso africano “STEM Africa” organizado pela ExxonMobil Foundation e a Junior Achievement. A distinção ocorreu durante a cerimónia de premiação da Semana Africana da Energia que teve lugar em Cape Town, África do Sul.
 
O grupo, composto por Herculano António, Ernestina Panda, Rildo Francisco e Ester Gonçalves, estudantes da 10ª e 11ª dos cursos de Informática e Telecomunicações, apresentou o projecto denominado “Sistema de Tratamento e Abastecimento de Água, Usando Energias Renováveis”.
 
Ao Portal de T.I o professor e mentor do projecto, Watson Cassinda, explicou que o mesmo visa extrair a água dos lençóis freáticos do Rangel, usando energias renováveis.
 
“Após a extracção, a água é destilada através do efeito estufa a fim de se remover todo sal. Após a destilação, são adicionadas cápsulas potabilizadoras bem doseadas contendo todos os minerais necessários para a água ser consumida”, detalhou.
 
Por dentro da trajectória
 
Após o lançamento em Abril últmo, o concurso teve uma fase nacional nos países abrangidos (Angola, Moçambique, Namíbia e Nigéria). Em Angola, o projecto “Sistema de Tratamento e Abastecimento de Água, Usando Energias Renováveis” foi o mais votado entre os vários apresentados por diversas escolas em Luanda.
 
O projecto foi então eleito para representar Angola na edição final, em Cape Town, onde alcançou o primeiro lugar, seguido pelo projecto dos estudantes da Namíbia, que ficou em segundo lugar, e de Moçambique, que ficou em terceiro lugar.
 
Distinção expõe o potencial angolano na ciência, tecnologia, engenharia e matemática
 
Para o mentor do projecto, a conquista prova que o ensino em Angola não é débil e defende, por isso, a sua contínua melhoria.
 
“Quebra-se categoricamente o conceito de que o ensino em Angola é débil. Sempre fui apologista de que só os melhores vencem. Nada foi feito na perfeição. É óbvio que devemos continuar a trabalhar, a fim de robustecer o nosso sistema de ensino”, disse Watson Cassinda.
 
O concurso STEM Africa é uma iniciativa colaborativa entre a ExxonMobil Foundation e a Junior Achievement Africa, implementada pela ADPP Angola. Ela visa preparar jovens para o futuro do trabalho ensinando-os a usar a Ciência, Tecnologia, Engenharia e a Matemática, para enfrentar desafios sociais. A iniciativa também encoraja os jovens africanos a participarem na resolução dos problemas do mundo real.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media