O Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI) e a ITGest, empresa de sistemas e tecnologias de informação especializada em projectos de transformação digital, assinaram esta manhã, em Luanda, um memorando de entendimento para a instalação da primeira academia de cibersegurança em Angola.
Ao Portal de T.I, o CEO da ITGest, Alexandre Simões, explicou que a academia deverá entrar em operações dentro de dois meses e, entre outros objectivos, procura garantir que as instituições públicas e privadas estejam capacitadas com equipas capazes de responder, no imediato, a qualquer tipo de ataque ou prevenção a nível do ciberespaço.
“Esta parceria vai permitir capacitar as equipas do INFOSI e também toda uma abrangência mais pública e privada de especialistas que se queiram formar e certificar-se em cibersegurança. É uma academia que deverá estar já em operação daqui a dois meses e nós vamos apoiar o INFOSI em tudo aquilo que é a orgânica de uma academia de formação, incluindo as componentes pedagógicas nas áreas de conteúdo e cibersegurança, para que o INFOSI possa levar adiante a academia e continuar a formar as equipas cá em Angola,” disse.
A assinatura do acordo decorreu à margem do 1º Fórum e Exposição sobre Cibersegurança promovido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, que decorre hoje na capital do país. Foram signatários do documento o director geral do INFOSI, André Pedro, e o CEO da ITGest, Alexandre Simões.