Eventos

Luanda acolhe fórum internacional sobre economia compartilhada

Luanda acolheu de 6 a 7 de Outubro (ontem e hoje) o “Fórum Internacional Economia Compartilhada”, um evento que juntou especialistas nacionais e internacionais para analisar as tendências, oportunidades e desafios que esta forma de economia traz para Angola, sobretudo nas questões relacionadas à geração de trabalho e renda.

Falando na sessão de abertura do evento, o director geral da Tis Tech Angola, Willian Oliveira, chamou atenção às várias vantagens que a economia compartilhada pode prover ao país, nomeadamente por meio dos seus principais pilares, que incluem os sistemas de serviços e produtos, sistemas de distribuição e o modelo de estilo de vida colaborativo. Contudo, reconheceu que Angola ainda tem muito que trilhar nesse sentido, apesar de já haver iniciativas locais com resultados reconhecidamente positivos. como a TUPUCA e a T-LEVA.

“Podemos endereçar esse fórum às necessidades que a nossa juventude tem, com as suas ideias disruptivas de agregar valor à sociedade, transformando o nosso ecossistema e a economia baseando-se na economia compartilhada. Porém, isso não é algo fácil, temos pela frente um longo caminho, uma jornada que a gente tem que trilhar juntos”, referiu.

Luanda-acolhe-forum-internacional-sobre-economia-compartilhada

Créditos: Ferreira Manuel

O crescimento desse sector no país passa, segundo Willian Oliveira, pelo fomento de um ecossistema real, o qual, referiu, “ainda não se desenvolveu na sua plenitude”. E isso, prosseguiu, “precisa, de facto, do engajamento de todos nós, entidades privadas e também entidades governamentais em conjunto com a sociedade civil, de modo a transformar Angola em um hub tecnológico, inclusive para a nossa região”.

Por outro lado, observou, este engajamento visa também reduzir os vários desafios com que os empreendedores do sector se debatem, principalmente no que respeita a legislação, mais especificamente a nível das fintechs, moedas digitais, partilha de serviços, infra-estruturas, tecnologia, financiamento, entre outros.

O “Fórum Internacional Economia Compartilhada” realizou-se na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), em Luanda, sob a organização da Tech 21 Africa e da Wedo Brand.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Ferreira Manuel

Ferreira Manuel é um redactor web em ascensão, no Portal de T.I, residente em Luanda, Angola. É estudante de Comunicação Social e entusiasta das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

Itens Relacionados