O Programa Conversas 4.0 de hoje (11), sob moderação de Edilson Almeida, debateu sobre o impacto das tecnologias no sector da cultura e entretenimento. O programa teve um painel formado por Kiesse Canito, Director Geral da Tech21 África, Alcino Camota, Director de Projectos da Tech21 África e Marcos Nguba, poeta e produtor cultural.
Em nota introdutória, Edilson Almeida disse que, a questão da pandemia da COVID-19, limita o desenvolvimento de muitas actividades, fundamentalmente culturais, entretenimento e desportos. E os sectores que mais têm sido prejudicados são: O turismo, a cultura e o entretenimento. E as pessoas tem desenvolvido cada vez mais os meios tecnológico para minimizar o impactos da COVID-19.
Kiesse Canito disse que os três meses anteriores foram muito desafiadores para todos os sectores, e o sector da cultura e do entretenimento, falando directamente da realização de espectáculos musicais, teatro, Shows, eventos a nível de festas, são caracterizados pela aglomeração de pessoas, e um dos aspecto que a COVID veio trazer é o contrário. O apelo ao distanciamento social. Então esse sector não tinham como ficar como não ser impactado directamente pela pandemia.
Para Kiesse Canito, o que nós temos estado a assistir um pouco em todos os sectores, é um reinventar diante desse cenário, e a tecnologia é um dos factores que tem ajudado os artistas e todos os fazedores de cultura e entretenimento a reinventarem-se. “Temos alguns exemplos que podemos citar como o Instagram uma das plataformas que se tem utilizado para que muitos artistas possam continuar a manifestar e interagirem com o publico. Para as pessoas terem uma noção, o Instagram foi concebido para para partilha de fotografias, porém o próprio Instagram teve que se reinventar, melhorando a sua infraestrutura porque houve uma aderência muito grande nesse aspecto, principalmente em vídeos”.
Disse ainda que a nível mundial já havia esse movimento, temos assistido cantores que ao invés de lançarem os discos físicos, optam pelos segmentos digitais, e o próprio público, como não pode sair, têm se adaptado neste cenário.
Alcino Camota por sua vez, olhando para o que a tecnologia pode representar para o sector nesta fase da COVID-19, disse que, de certa forma, a tecnologia é aquele factor preponderante do desenvolvimento da arte ou do entretenimento. “A tecnologia veio alterar todos os mercados e modelos de negócios, alterando também de forma automática, as formas de se fazer as coisa”.
Alcino apresentou como exemplo, os serviços de Streaming como a Netflix, compra de músicas em plataformas digitais, alteraram completamente a forma como a música é consumida. “A maior parte das pessoas preferem irem as plataformas digitais, pela comunidade, pela facilidade de aceder essas coisas e por serem muito mais cómodo”.
Embora as pessoas não tenham a alternativa de sair, disse ele, em contrapartida, as pessoas têm a possibilidade de estarem em casa e assistirem aos filmes e Shows, devido a digitalização e a possibilidade que a tecnologia criou nesse sector.
Questionado sobre as dificuldade em apresentar os trabalhos, Marcos Nguba disse que, o elemento essencial que torna arte mais bonita, ainda é o público. “O público desapareceu, essa é a maior dificuldade tanto para produtores como para os próprio artistas”.
Marcos Nguba concorda que é necessário reinventar-se. Temos visto as lives que as televisões têm apresentado, e o público embora virtual, têm apreciado. E falando sobre reinvenção, o produtor cultural falou do êxito de uma recente exposição virtual, criado em formato 3D, onde as pessoas acessam a plataforma virtual e são conduzidos como se estivesse na sala.
“Com a tecnologia há mais abertura. O que deveria ser preparado em seis meses, foi feito em apenas um mês”.
O conversas 4.0 é um programa de rádio, que vai ao ar todas as terças-feiras, das 10 as 11 horas da manhã, na Luanda Antena Comercial (LAC), e conta com uma extensão pelas plataformas digitais no mesmo dia ao princípio da noite.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!