Mercado de data centers de hiperescala cresceu 50% nos últimos quatro anos

Mercado de data centers de hiperescala cresceu 50% nos últimos quatro anos

O mais recente relatório da Synergy Research Group, empresa de pesquisa no sector de redes e telecomunicações, mostra que o número de data centers de hiperescala em todo o mundo dobrou nos últimos quatro anos, e prevê a entrada em operação de 120 a 130 em cada ano na próxima década em função da alta demanda por serviços em nuvem e ferramentas de inteligência artificial (IA).

De acordo como o relatório, no quarto trimestre de 2023, os EUA responderam por 51% da capacidade global de data centers de hiperescala, Europa 17%, China 16%, Ásia-Pacífico 10% e o resto do mundo respondeu por 5% da capacidade global. O norte da Virgínia, o maior mercado de data centers do mundo, abriga um terço da capacidade dos EUA, apesar dos esforços recentes para localizar grandes data centers em uma área geográfica mais ampla.

O mercado de data centers de hiperescala é dominado pelo trio líder do sector de nuvem: Amazon, Microsoft e Google. As três empresas respondem por 60% de toda a capacidade global e são seguidas no ranking pela Meta, Alibaba, Tencent, Apple e ByteDance.

O relatório realça que as três maiores empresas do sector de nuvem também devem impulsionar o crescimento futuro. Na semana passada, a Microsoft informou que pretende dobrar a capacidade do novo data center que colocará em funcionamento este ano. Enquanto que, desde o início do ano, a Google começou a construção de um novo empreendimento na Noruega e revelou planos para a construção de um campus de data center de mil milhões de dólares no Reino Unido.

O analista chefe da Synergy Research Group, John Dinsdale, referiu que, de modo geral, os data centers próprios são mais numerosos do que os data centers alugados e os data centers no país de origem de uma empresa de hiperescala são mais numerosos do que as instalações internacionais, embora haja muitas excepções a essas tendências.

O relatório conclui dizendo que o número de instalações de hiperescala activas em todo o mundo aumentou para 992 até o final de 2023 e actualmente esse número já ultrapassou 1.000. Além dos EUA, os países que oferecem mais capacidade de TI são a China, Irlanda, Alemanha, Holanda e a Austrália.

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media