A previsão consta do recente relatório da ResearchandMarkets, empresa irlandesa de análise de mercado. De acordo com o estudo, os segmentos de software, hardware e serviços deverão responder por cerca de um terço do mercado de cibersegurança baseada em inteligência artificial (IA) até 2028. O aumento representaria uma taxa média de crescimento anual composto de 24,5%, ou seja cerca de 600% em relação aos 8,4 biliões de dólares registados em 2022.
Entre os factores de crescimento do mercado de segurança cibernética baseada em IA estão o surgimento de redes neurais e técnicas de IA que visam ajudar as equipas de segurança a proteger dados confidenciais, diminuir o risco de violações e aprimorar a sua postura de segurança por meio de detecção de ameaças mais eficiente e eficaz, assim como recursos de remoção de ameaças.
O estudo, citado pelo Cisor Advisor, divide o mercado de segurança cibernética baseada em IA em segurança de rede, segurança de endpoint, segurança vertical e segurança em nuvem. Nos próximos anos, prevê o estudo, as organizações deverão voltar-se ao monitoramento contínuo e gestão de aplicativos baseado em risco e classificação automática da segurança de endpoint baseada em IA.
Apesar de não precisar números sobre quanto movimentou cada segmento da segurança cibernética, o estudo refere que em 2021 a área de serviços respondeu pela maior parcela da receita do sector, havendo por isso uma forte expectativa de que este segmento se expanda significativamente até 2028.
O estudo sublinha ainda que a IA está a ajudar os analistas de segurança e operações e provedores de serviços terceirizados, como provedores de serviços de segurança gerenciados, a se manterem à frente das ameaças à medida que os ataques cibernéticos aumentam em volume e complexidade
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!