O Facebook recebeu uma nova funcionalidade chamada “histórico de ligações”, que serve para guardar os links de sites que os utilizadores tenham acessado através da rede social nos últimos 30 dias.
A empresa explica que os utilizadores têm a opção de desactivar o histórico de ligações, porém a configuração está activa por padrão e permite que a Meta utilize os dados arquivados para direccionar publicidades personalizadas.
De acordo com a Meta, quando o utilizador desactiva o histórico de ligações, a empresa pode demorar até 90 dias a concluir o processo de eliminação. As ligações que o utilizador acessa em conversas no Messenger não são guardadas no histórico de ligações.
A Meta sempre monitorou os links acessados pelos utilizadores, mas com essa medida, resultante de controvérsias e intimações relactivas ao rastreio de dados, a empresa procura dar aos utilizadores algum controlo sobre esta prática.
A funcionalidade é exclusiva para smartphones e está a ser introduzida gradualmente a nível global para todos os utilizadores. Para ter acesso ao histórico de ligações, siga os seguintes passos:
- Seleccione qualquer link no aplicativo do Facebook para iniciar o navegador móvel do Facebook;
- Clique nos três pontos localizados no canto inferior direito e seleccione configurações do navegador;
- Para activar o histórico de ligações, alterne a chave ao lado de “Permitir histórico de ligações” e clique em “Permitir”;
- Para desactivar o histórico de ligações, alterne a chave ao lado de “Permitir histórico de ligações” e clique em “Não permitir”.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!