A Meta, empresa-mãe do Facebook, reforça a sua aposta no continente africano ao investir no ambicioso cabo submarino de fibra óptica “Cabo Daraja” da queniana Safaricom.
Este projecto estratégico, crucial para a expansão da gigante tecnológica, visa ligar o Quénia a Omã, potenciando o acesso à Internet de alta velocidade na região. A iniciativa representa um passo significativo para aproximar a Meta da economia digital em rápido crescimento da África Oriental.
A subsidiária irlandesa da Meta, Edge Network Services Ltd, que actua como o braço de infra-estrutura de conectividade da empresa, será a responsável por financiar uma parte deste projecto de 23 milhões de dólares. O cabo de 4.108 quilómetros ligará Omã a Mombaça, no Quénia, e promete aumentar drasticamente a largura de banda, reduzir custos e melhorar a fiabilidade das comunicações Internet na região a partir de 2026.
Num comunicado, o CEO da Safaricom, Peter Ndegwa, saudou a nova parceria, afirmando que ela reforça a visão da empresa de telecomunicações de moldar o futuro digital do Quénia.
“Este investimento garante o controlo de longo prazo da infra-estrutura de alta velocidade para o Quénia e apoia o nosso crescimento em 4G, 5G e banda larga fixa”, sublinhou.
A aposta da Meta no Cabo Daraja insere-se na sua estratégia global de expansão do seu portfólio de infra-estrutura submarina, que inclui já os vastos sistemas 2Africa e Pearls, com 50.000 km concebidos para ligar África mais directamente à Europa, Médio Oriente e Ásia.

