O director geral da Agência Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Espacial (NASRDA, da sigla inglesa), Mathew Adepoju, anunciou, nesta quarta-feira (19), em Abuja, os planos do Governo Federal em relação a exploração e pesquisa espacial. A meta da Agência consiste em enviar o primeiro cidadão do país ao espaço.
Falando em uma conferência de imprensa, Adepoju divulgou que o Governo Federal assinou um memorando de entendimento em colaboração com a NASRDA e a Agência de Exploração e Pesquisa Espacial (SERA, da sigla inglesa), a fim de materializar todo processo e estratégias que deverão culminar com o envio do primeiro cidadão nigeriano ao espaço.
Segundo avança o TechCabal, a parceria com a SERA consiste em reservar um assento no próximo voo espacial suborbital Blue Origin New Shepard para um cidadão nigeriano, como parte de uma outra parceria que a SERA tem com a Blue Origin, de propriedade de Jeff Bezos, para enviar seis indivíduos de nações historicamente sub-representadas na exploração espacial.
“A Nigéria tem uma rica história de inovação científica e tecnológica e estamos honrados em fazer parceria com a NASRDA para estender este legado ao espaço e criar novas oportunidades para os exploradores espaciais nigerianos”, disse o co-fundador da SERA, Joshua Skurla.
Para o director geral da NASRDA, esta colaboração marca um início significativo da jornada de Exploração Espacial da Nigéria e abre novas oportunidades para a investigação científica e o avanço tecnológico.
De acordo com o The Guardian, a Nigéria tem procurado a exploração espacial desde 1999, quando estabeleceu a NASRDA, e desde então lançou vários satélites em órbita, sendo o mais recente o NigeriaSat-X em 2011.
A NASRDA foi criada em Maio de 1999, após um período de preparação desde 1998 pelo governo nigeriano, com o objectivo principal de estabelecer uma política fundamental para o desenvolvimento da ciência e tecnologia espacial.