Os soldados ucranianos ouvidos por um jornalista britânico disseram, nesta quinta-feira (28), que os satélites Starlink de Elon Musk, “mudaram a guerra a favor da Ucrânia”, pois ajudaram as tropas a permanecerem online em meio aos ataques russos contra as suas infra-estruturas.
“Quero dizer uma coisa: o Starlink de Elon Musk é o que mudou a guerra a favor da Ucrânia”, disse Dima, soldado que luta ao lado das forças ucranianas desde Março.
“A Rússia esforçou-se para explodir todas as nossas comunicações. Agora eles não podem. Starlink funciona sob fogo de Katyusha, sob fogo de artilharia. Funciona até em Mariupol”, acrescentou outro soldado.
A 27 de Fevereiro, três dias após o início do conflito, Elon Musk anunciou que o Starlink foi activado na Ucrânia e que os terminais estavam a caminho do país. O anúncio surgiu após vice-primeiro-ministro ucraniano, Mykhailo Fedorov, ter pedido ao bilionário, pelo Twitter, o envio dos terminais, numa altura em que os fluxos de internet em todo o território ucraniano estavam a deteriorar-se devido aos ataques russos.
A unidade de drones de elite ucraniana também está a fazer uso do Starlink para atingir alvos russos durante a noite.
“Se usarmos um drone com visão térmica à noite, o drone deve se conectar através do Starlink e criar a aquisição de alvos”, disse um líder da unidade de drone ao The Washington Post.
A Starlink é a divisão de internet baseada em satélite da SpaceX, a empresa de exploração espacial de Musk.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!